Vamos falar um pouquinho sobre treino?

Publicado em: Dicas de Nutrição

Esse é um tema bastante amplo e que poderia ser abordado de diferentes maneiras. A começar pelo treino que realiza, se é mais voltado para a parte aeróbia ou de resistência, quantos dias na semana se dispõe a realiza-lo, a intensidade, a duração, se usa variáveis nos seus treinos, enfim, uma infinidade de questões que nesse aspecto devem ser individualizadas.
Mas, em quanto tempo você já pode ter uma resposta adaptativa favorável ao treino que realiza? Bom, não podemos estimar um prazo para exato que essas adaptações aconteçam, mas é importante que a gente saiba que durante os treinos realizados de forma adequada e frequente, respostas subagudas são manifestadas, como: redução progressiva do consumo de oxigênio durante os treinos, bem como redução da frequência cardíaca no período pós-esforço, reatividade vasodilatadora aumentada por até uma hora após o esforço, além de modificações positivas em parâmetros bioquímicos (exames de sangue). Ao longo de semanas de exposição regular e repetitiva ao exercício, desenvolvem-se adaptações morfofuncionais, chamadas de efeitos crônicos, que aumentam a capacidade do organismo a responder aos estímulos agudos do exercício.
Desta forma, a frequência nos treinos, intensidade e duração que os realiza são extremamente importantes. A interrupção das sessões regulares de exercícios leva, em poucos dias, à perda da adaptação fisiológica e dos benefícios clínicos desejáveis, como redução da pressão arterial e a proteção miocárdica contra isquemia e arritmias.
Mantenha-se ativo! Sua saúde agradece!


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